Que usos é que o cloreto de cálcio tem?
O cloreto de cálcio está muito presente na nossa vida quotidiana. No setor industrial, por exemplo, é utilizado na mistura do betão para acelerar a sua secagem. Também é comum encontrá-lo em plásticos e na água das piscinas para manter o seu PH estável e ajustar a sua dureza.
Outro setor em que se utiliza o cloreto de cálcio é o da medicina. Além de ser utilizado em casos de falta de sais minerais, este composto é administrado em injeção em determinados casos de problemas cardíacos, intoxicações por sulfato de magnésio ou como substitutivo da adrenalina em paragens cardiorrespiratórias.
O grau de aplicação do cloreto de cálcio na nossa vida diária é tal que um dos campos em que está mais presente é o da alimentação. Sabe como é que se fazem as famosas esferificações? Pois o cloreto de cálcio é o elemento que acompanha o alginato neste processo químico que permite que se façam divertidas esferas gelatinosas. Também é um elemento que faz parte dos processos de produção do queijo, proporcionando consistência ao cálcio do leite pasteurizado, e da cerveja, reduzindo o PH da água e melhorando o processo de fermentação.
Surpreendido? O cloreto de cálcio tem múltiplas aplicações em áreas muito diversas. No HUMYDRY é o protagonista principal dos nossos produtos, graças às suas qualidades higroscópicas, que lhe conferem a capacidade de absorver humidade do meio ambiente em que se encontra.
Há outros secantes como o gel de sílica, mas nenhum é tão inteligente como o cloreto de cálcio, que absorve o excesso de humidade ambiental até chegar ao seu nível ótimo. Quando a humidade presente no ambiente chega a níveis entre 40 e 60%, o cloreto de cálcio deixa de funcionar para não secar excessivamente o ambiente, pelo que a qualidade do ar em casa estará sempre em condições ótimas e evitar-se-ão as desagradáveis consequências do excesso de humidade.
Em última análise, pode-se concluir que o cloreto de cálcio é um pequeno grande desconhecido, muito mais presente na nossa vida quotidiana do que imaginamos.
Comments
No comment at this time!
Leave your comment