Exemplos cotidianos de humidade por condensação
Já falámos várias vezes neste blog sobre como evitar os problemas de humidade por condensação em casa, no barco ou na caravana. A condensação é o efeito que ocorre quando o ar carregado de humidade entra em contacto com uma superfície mais fria. Assim, a humidade se condensa, transforma-se em água e molha as superfícies onde se dá esta mudança de estado.
Onde pode ocorrer a condensação?
Qualquer superfície exposta a mudanças de temperatura em locais com uma humidade ambiental superior a 50-60% é suscetível de sofrer o efeito de condensação. Mas hoje não queremos ser tão técnicos como em outros artigos em que abordámos o fenómeno da condensação e os problemas que pode gerar em nossa casa. Hoje queremos falar de situações do dia a dia em que a condensação está presente.
Condensação no verão
No verão, a condensação está muito presente. Porquê? Porque está calor e gostamos de beber coisas frescas. Retiras uma garrafa de água do frigorífico e o plástico começa a encher-se de gotículas em poucos minutos. Servem-te uma cerveja bem fria no bar da esquina e a garrafa de vidro começa a suar. Serves a cerveja no copo e, quando o agarras, sentes que está molhado e deixou uma marca de água na mesa. Em todos estes casos estamos a falar de condensação. A água do frigorífico ou a cerveja que te servem no bar está fria. O recipiente está frio e, quando entra em contacto com o ar quente e húmido do exterior, ocorre quase instantaneamente o efeito de condensação. Todas essas gotículas são a humidade presente no ar; é água que está no ambiente.
Condensação nas janelas de casa
O caso mais típico de condensação em casa é o que ocorre nos vidros das janelas. Por dentro ou por fora? Depende da época do ano e de teres ar condicionado em casa. O que acontece no verão, numa casa com ar condicionado? As janelas "suam" por fora, pois o ar quente e húmido do exterior se condensa na parte exterior do vidro, que esfria devido ao ar condicionado no interior da casa. E o que acontece no inverno, numa casa com aquecimento? A condensação ocorre dentro de casa, na parte interna do vidro, pois a janela está mais fria do que o ambiente da casa devido ao frio do exterior. Tudo isto não acontece se tivermos janelas bem isoladas, com vidro duplo, por exemplo.
Condensação no carro no inverno
Outro caso típico é o que ocorre no carro no inverno. Por que razão tens de colocar o ar condicionado a todo o vapor contra o vidro da frente para tirar todo aquele vapor que embacia o vidro e não te deixa ver a estrada? A resposta encontra-se novamente na condensação. Lá fora está frio e dentro do carro há uma ou várias pessoas que emitem calor e humidade. O ar aquece, entra em contacto com o vidro e este fica cheio de condensação. Ao colocar ar frio, eliminamos a condensação. Por isso, se andares com a janela aberta e o ambiente de dentro do carro esfriar, o vidro não se embacia.
O orvalho: A condensação mais bonita
Terminamos com o caso mais bonito e surpreendente de condensação. Já saíste de casa bem cedo e encontraste uma fina camada de gotículas a cobrir tudo? O relvado, as cadeiras da varanda, o carro, até lugares improváveis como uma fina teia de aranha... É o orvalho. Ocorre quando, durante a noite, a humidade do ar se condensa ao entrar em contacto com superfícies frias. O princípio é o mesmo que nos casos anteriores. Simples assim.
Condensação: Um fenómeno comum e natural
A condensação, portanto, é um fenómeno muito presente no nosso dia a dia. Acontece à nossa volta mais vezes do que imaginamos e nem sempre tem conotações negativas. Outra coisa é que esta mudança de estado de gás para líquido prejudique as nossas pertenças ou a nossa casa. Nesse caso, já sabes que o HUMYDRY Antihumedade é o teu aliado perfeito para reduzir o excesso de humidade no ambiente e evitar que a condensação danifique a tua roupa, crie manchas de bolor nas paredes ou enferruje os metais. Deixa que a garrafa do teu refrigerante "sufoque" ou que o orvalho te surpreenda numa manhã de primavera… para tudo o resto, lembra-te: produtos Humydry.
Partilha a tua experiência
Conheces ou imaginas algum outro caso de condensação? Conta-nos nos comentários!
Comments
No comment at this time!
Leave your comment