"

Como reduzir a sensação térmica no verão

Esse abafamento que sente é fruto da sensação térmica, que se acentua no verão quando o calor e a humidade se juntam. Explicamos-lhe a que é que isso se deve e como é que pode combatê-lo.

Para começar, devem-se ter em conta os elementos protagonistas desta história: a temperatura e a humidade relativa. Este último conceito expressa-se em percentagem e refere-se à quantidade de humidade que o ar contém em relação ao máximo de humidade que poderia conter. E como o ar está mais quente, mais humidade pode absorver. Pode-se falar de níveis de conforto ambiental ótimos para as pessoas quando a humidade relativa está entre 40% e 60%. Quando está abaixo desses níveis, nota-se o ambiente seco e sente-se secura no nariz ou na boca, chegando inclusivamente a ser um problema para os mais pequenos. No caso contrário, quando a humidade ambiental está acima de 60% no verão, nota-se uma sensação de desconforto e abafamento e sua-se quase sem se mover um dedo, dado que este nível de humidade ambiental, combinado com altas temperaturas, dificulta a transpiração da pele.

Para que faça uma ideia, se em casa tiver uma temperatura de 2 e uma humidade relativa de 60%, a sensação térmica que o organismo notará será de 3, que é uma variação substancial. E quanto maior a humidade e a temperatura, maior a diferença entre o que o termómetro marca e o que se sente. Pode ver a correspondência entre temperatura e sensação térmica na tabela seguinte:

Para combater este problema, há duas opções: reduzir a temperatura ou reduzir a humidade relativa.

Reduzir a temperatura para evitar o abafamento

Se reduzir a temperatura também reduzirá a humidade relativa, dado que quanto menos quente for o ar, menor será a humidade que poderá absorver. Mas como é que se arrefece a casa? Se tiver ar condicionado ser-lhe-á muito fácil. Ponha o termóstato à temperatura desejada e comece a desfrutar de um ambiente mais fresco. Alguma vez parou para pensar no que é toda essa água que se produz quando se coloca o ar condicionado em funcionamento? Efetivamente, é a humidade do ambiente. É a água absorvida pelo ambiente, que o aparelho recolheu e condensou. Isto é, o ar condicionado elimina a humidade do ambiente. Assim, com este sistema, reduz-se rapidamente a temperatura para os níveis desejados, mas também se corre o risco de secar o ambiente, e se estiver todo o verão com o ar condicionado em funcionamentojá se pode preparar para pagar uma fatura de eletricidade pesada E não quer gastar o seu dinheiro das férias na fatura de eletricidade!

Experimente com métodos mais naturais e menos custos. Se puder, crie correntes de ar e ventile assiduamente. Desta forma, favorecerá a circulação do ar e fará com que a humidade não se estanque dentro de casa. Mas pense também que o problema talvez não seja a temperatura, mas sim o excesso de humidade. Se tiver a casa a 2 ou 2 não há razão para querer reduzir a temperatura, mesmo que a sensação de abafamento sentida pelo seu corpo seja mais alta. Nesse caso, reduzindo a humidade ambiental, conseguirá diminuir a perceção de calor e poderá desfrutar da temperatura real da sua casa.

Reduzir a humidade relativa para diminuir a sensação térmica

Se eliminar o excesso de humidade do ambiente conseguirá reduzir o abafamento. Ventilando e criando correntes de ar, como dizíamos no ponto anterior, reduzirá o nível de humidade ambiental. Também o fará se evitar estender roupa dentro de casa, se utilizar o exaustor quando cozinha ou se abrir um pouco a janela da casa de banho quando estiver a tomar banho. Estará a evitar carregar o ambiente com mais humidade.

Uma das opções mais efetivas consiste em utilizar produtos que absorvem o excesso de humidade ambiental. Devem-se escolher produtos que funcionam com cloreto de cálcio, um poderoso secante que absorve o excesso de humidade do ambiente até ao seu nível ótimo, evitando que o ambiente fique seco. Estes produtos funcionam sem eletricidade e representam uma poupança significativa em relação a outras opções, como os desumidificadores elétricos, que consomem muitíssima eletricidade.

Na HUMYDRY somos especialistas em produtos anti-humidade, dado que estamos há mais de 35 anos a fabricá-los e comercializá-los em todo o mundo. A nossa vasta gama abrange soluções para todos os espaços e problemas de excesso de humidade em casa. São produtos muito económicos e, na sua maioria, recarregáveis. Ideais para todo o ano e para se evitar que o seu caso se converta numa sauna no verão.

Clique aqui e descubra o melhor produto para reduzir a sensação térmica em sua casa!

 

Comments

No comment at this time!

Leave your comment

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
  • Criar uma conta

Criar uma conta

  • Formato Inválido
Você já tem uma conta?
Entra ou Redefinir senha